top of page
Praça da cidade
Equipe do negócio

Inovação é sobre Pessoas

Para que produtos e serviços inovadores sejam implementados com sucesso, é necessário que as pessoas desenvolvam uma mentalidade de inovação.

Assim, a base da inovação é o investimento na capacitação.

Cidades Inteligentes Inovam

Mas, o que é inovação?

“implementação de um produto ou serviço novo ou significativamente melhorado; ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas”. (Manual de Oslo)

Por que inovação no serviço público?

O crescente e interconectado ecossistema de cidadãos e outras partes interessadas está exigindo mais do governo e esperando um melhor desempenho. Para atender às demandas dos cidadãos e enfrentar os desafios de hoje, os governos precisam entender, testar e incorporar novas maneiras de fazer as coisas. (https://oecd-opsi.org/work-areas/innovation-trends)

O Observatory of Public Sector Innovation - OPSI e o Mohammed Bin Rashid Centre for Government Innovation - MBRCGI identificaram várias recomendações que podem ajudar os países inovadores a elevar seus esforços de qualificação a novos níveis e ajudar outros a recuperar o atraso, sendo a recomendação número 1: “Faça da qualificação uma missão prioritária.”

Os indivíduos que compõem a sociedade e mantêm a máquina do governo avançando na busca de sua missão representam um valioso recurso natural, fundamental para garantir que os países possam manter-se competitivos na economia moderna, acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e a complexidade crescente e atender às necessidades mudanças e crescentes demandas de seu povo. Assim como outros recursos naturais, ações devem ser tomadas e investimentos devem ser feitos de forma a trazer todo o potencial do recurso. (https://oecd-opsi.org/work-areas/innovation-trends).

Para inovar, precisamos também observar as “soft skills”, habilidades comportamentais muito mais difíceis de serem avaliadas, pois ligadas ao relacionamento e à interação interpessoal. Quem afirma isso é o Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI), que, em 2018, fez uma avaliação do sistema de inovação do serviço público brasileiro e a liderança do setor no país.

Competências para o setor público (OPSI)?

Mindset

relacionado à forma como os gestores públicos lideram e afetam os outros. Os líderes devem ter empatia pelos funcionários públicos, o povo de seu país e sua liderança. Por exemplo: empatia, consciência interpessoal e empoderamento.

Habilidades em inovação:

os líderes devem ter uma compreensão dos métodos de inovação, mentalidades e estratégias para liderar, apoiar e abraçar soluções novas e diferentes. Por exemplo: storytelling, Design Thinking e curiosidade.

Visão de negócios

as habilidades de visão de negócios são aquelas associadas à liderança organizacional tradicional, como gerenciamento financeiro, gerenciamento de capital humano e prestação de contas.

Ética e valor

de acordo com o OPSI, “a liderança do setor público é construída sobre uma base de valor de serviço público e comportamento ético”.

Soluções Personalizadas

Antes de oferecer uma capacitação, queremos conhecer a sua realidade, única e especial!

Entre em contato!

Obrigado(a)

bottom of page